10 Receitas de Berinjela Low Carb

Receitas de berinjela low carb

Receitas de berinjela low carb – A berinjela pode ser uma excelente aliada para criar receitas criativas e saborosas para quem segue uma dieta low carb. Algumas ideias de receitas de berinjela low carb que separamos são a caponata para uma entrada ou acompanhamento, uma salada quente, um suflê, uma lasanha de berinjela, uma berinjela à parmegiana ou à milanesa, uma berinjela recheada, uma pizza de berinjela e até mesmo sanduíche que usa a berinjela no lugar do pão.

São muitas as opções de receitas interessantes para preparar e evitar o consumo excessivo de carboidratos. Confira o passo a passo, prepare e delicie-se! Bom apetite!

1. Receitas de berinjela low carb – Caponata de berinjela
Ingredientes:

3 berinjela cortada em cubos;
1 cebola cortada em fatias;
1/2 pimentão amarelo cortado em fatias finas;
1/2 pimentão vermelho cortado em fatias finas;
1/2 xícara de azeitonas fatiadas;
3 dentes de alho fatiados;
1 punhado de manjericão fresco;
1/3 xícara de azeite de oliva;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma assadeira e coloque azeite. Cubra o recipiente com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Retire o papel, misture bem e volte ao forno por mais 40 minutos. Quando esfriar, coloque em uma tigela de vidro. Leve para gelar ou sirva morna.

2. Receitas de berinjela low carb – Lasanha
Ingredientes:

2 berinjelas;
5 tomates italianos;
folhas de manjericão a gosto;
300g de carne moída;
manteiga ghee;
1/2 cebola;
1 dente de alho;
50g de parmesão ralado;
12 fatias de queijo mussarela;
sal a gosto;
pimenta preta a gosto.

Modo de preparo:

Comece pelo molho de tomate. Para isso coloque os tomates na água fervente até que a pele comece a sair. Em uma frigideira doure o alho e cebola na manteiga. Adicione umas folhas de manjericão. Amasse bem os tomates retirando a pele e envolva na frigideira com o refogado. Reserve.

Refogue a carne moída na manteiga em uma frigideira à parte. Corte as berinjelas em fatias médias no sentido do comprimento e leve para dourar dos dois lados em uma terceira frigideira com manteiga.

Montagem: Separe uma assadeira e monte camadas de berinjela, carne moída, molho de tomate e as fatias de queijo mussarela. Finalize com o parmesão e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos. Sirva!

3. Receitas de berinjela low carb – Sanduíche
Ingredientes:

1 berinjela grande;
1 tomate italiano;
4 fatias de queijo minas padrão;
1 maço de manjericão;
1/4 cebola;
1/2 dente de alho;
sal a gosto;
azeite de oliva.

Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias grossas e separe duas compridas para substituir o pão no sanduíche. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de manteiga e doure as fatias de berinjela dos dois lados por alguns segundos. Retire e reserve.

Refogue o alho e cebola no azeite, coloque as folhas de manjericão por alguns poucos minutos. Retire do fogo, adicione o sal e bata no mixer até obter um molho/pastinha.

Coloque uma das fatias de berinjela na sanduicheira desligada, espalhe a pasta de manjericão, fatias de tomate e queijo. Cura com a outra fatia de berinjela. Acenda a sanduicheira e deixe gratinar. Se quiser faça no forno. Sirva.

4. Receitas de berinjela low carb – Salada
Ingredientes:

1 berinjela;
1 cebola;
3 tomates;
coentro fresco;
sal a gosto;
pimenta-do-reino a gosto;
4 colheres de sopa de azeite de oliva;
3 colheres de sopa vinagre de vinho branco.

Modo de preparo:

Corte a berinjela em metades. Ferva a berinjela em água até ficar macia. Escorra a água para tirar amargor. Espere esfriar e pique a berinjela em fatias. Pique a cebola também, corte o tomate em pedaços. Pique o coentro. Misture a berinjela com o resto dos legumes cortados e o coentro em um saladeira. Tempere com azeite, vinagre e adicione sal e pimenta a gosto. Sirva!

5. Receitas de berinjela low carb – Parmegiana de berinjela
Ingredientes:

4 berinjelas grandes, fatiadas;
2 xícaras de tomate italiano picado;
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
manjericão a gosto;
sal a gosto;
pimenta-do-reino a gosto;
azeite de oliva a gosto;
350g de mussarela ralada;
parmesão para polvilhar.

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho em uma frigideira com azeite. Junte os tomates picados e cozinhe por alguns minutos. Tempere com sal e a pimenta e por último junte o manjericão fresco. Bata o molho no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Corte as berinjelas em fatias no sentido do comprimento. Grelhe-as em frigideira antiaderente com azeite e reserve.

Em um refratário, monte camadas alternando molho, fatias de berinjela, molho e muçarela. Finalize com parmesão e leve ao forno para gratinar por 30 minutos. Sirva!

6. Receitas de berinjela low carb – Berinjela à milanesa
Ingredientes:

3 colheres de sopa de parmesão ralado;
2 colheres de sopa de farinha de amêndoas;
2 ovos;
1 colher de sopa de manteiga;
3 berinjelas.

Modo de preparo:

Corte as berinjelas em rodelas médias. Em uma tigela misture a farinha de amêndoas com o queijo parmesão. Reserve. Bata bem os ovos em outra tigela. Reserve. Passe as fatias de berinjela no ovo e depois na mistura da farinha com o queijo. Unte uma frigideira com a manteiga e doure os dois lados da berinjela. Se preferir leve ao forno em assadeira antiaderente e untada até ficar crocante. Sirva!

7. Receitas de berinjela low carb – Omelete de berinjela
Ingredientes:

2 colheres de chá de óleo de coco;
1 colher de sopa picada de cebola;
1/2 berinjela;
4 tomates-cereja;
1 pitada de sal;
pimenta-do-reino a gosto;
2 ovos;
1 colher de café de salsa.

Modo de preparo:

Aqueça metade do óleo e refogue a cebola picada, a berinjela cortada em cubinhos e os tomates cereja cortados ao meio. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

Em uma tigela bata os ovos e tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, aqueça o restante do óleo e despeje a mistura de ovos. Coloque o refogado e deixe firmar e dourar. Finalize com salsa e sirva logo em seguida.

8. Receitas de berinjela low carb – Suflê de berinjela
Ingredientes:

2 berinjelas cortadas em cubinhos;
3 colheres de sopa de creme de leite;
1 colher de sopa manteiga;
4 ovos;
1 cebola;
parmesão ralado a gosto;
sal a gosto;
pimenta-do-reino a gosto;
ervas a gosto.

Modo de preparo:

Corte as berinjelas e a cebola em cubos. Refogue a cebola em uma panela com manteiga até dourar. Em seguida coloque a berinjela em cubos deixe cozinhar até soltar água, amolecer e dourar. Reduza o fogo, acrescente o creme de leite e as gemas e misture bem. Tempere com sal, pimenta e ervas a gosto.

Bata as claras em neve e misture ao recheio. Acrescente o parmesão e envolva. Despeje essa mistura em ramequins e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 30 minutos ou até dourar e gratinar. Sirva.

9. Receitas de berinjela low carb – Pizza de berinjela
Ingredientes:

2 berinjelas;
2 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos pequenos;
1 lata de atum light escorrido;
mussarela ralada a gosto;
sal a gosto;
pimenta-do-reino a gosto;
orégano a gosto;
azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo

Corte as berinjelas em rodelas com 2 centímetros de espessura. Coloque as rodelas de berinjela lado a lado em uma forma anti aderente. Tempere com azeite, sal e pimenta. Leve ao forno uns 20 minutos. Na metade do tempo, vire com uma espátula e deixe dourar do outro lado. Retire do forno, cubra com queijo mussarela a gosto, tomates picados e atum. Salpique orégano e mais queijo e volte ao forno até gratinar. Sirva!

10. Receitas de berinjela low carb – Berinjela recheada
Ingredientes:

1 berinjela cortado ao meio;
2 xícaras de frango desfiado;
folhas de manjericão fresco;
azeitonas pretas fatiadas;
1 dente de alho espremido;
orégano a gosto;
muçarela ralada a gosto;
1 tomate picado;
azeite de oliva.

Modo de preparo

Retire a polpa da berinjela com uma colher. Leve essa polpa ao microondas por aproximadamente 2m30s. Reserve. Regue as cavidades de berinjela com azeite, salpique orégano e leve ao forno coberta com papel alumínio por 10 minutos virada para cima e mais 10 minutos virada para baixo.

Enquanto isso, prepare o recheio. Misture a polpa da berinjela cozida com o frango cozido, desfiado e temperado, alho, azeitonas e azeite. Recheie as metades de berinjela com essa mistura, adicione o tomate, manjericão e mussarela ralada. Volte ao forno para gratinar e sirva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *