Benefícios da Dieta Low Carb

Benefícios da Dieta Low Carb

Benefícios da Dieta Low Carb – Mais que uma dieta, um estilo de vida… existem muitos padrões alimentares, um diferente do outro, com mais ou menos carboidratos, proteína, gordura, com jejuns restritos. Hoje temos uma infinidade de opções, algumas muito válidas e outras duvidosas, contudo, a grande maioria da população, acaba dando preferência para as dietas da moda atual, as dietas em que a mídia acaba favorecendo e dando mais ênfase, principalmente nas redes sociais. Cada uma com suas indicações clínicas, afinal, dieta deverá sempre trazer benefícios ao nosso paciente.

Benefícios da Dieta Low Carb

Quando falamos em LOW CARB, estamos nos referindo a uma restrição importante de carboidratos em sua alimentação. LOW significa MUITO BAIXO, contudo, muitas vezes, esse “pouco” carboidrato permitido não é visto pelo paciente, pois a restrição do carboidrato é tão significativa, que o carboidrato se encontra apenas nos legumes e poucas frutas de suas refeições diárias.

Existem diversos benefícios da dieta Low Carb para sua vida. Quando comemos carboidratos eles se transformam em açúcar na corrente sanguínea, elevando a insulina e auxiliando na ativação do acúmulo de gordura corporal. Com a Low Carb, os níveis de insulina reduzem, ajudando tanto no emagrecimento como na diminuição de doenças relacionadas ao aumento da insulina.
Com a restrição do carboidrato, o metabolismo coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose, em que a gordura fornece a maior parte da energia para o corpo, consequentemente, você começa a perder peso com esse estado metabólico ativado. Isso acontece após algumas horas já em restrição de carboidrato e seu corpo se torna eficiente na queima de gordura.

Usamos algumas estratégias da versão Low Carb, contudo a de maior benefício para o ser humano, é sem dúvida a Cíclica, onde usamos apenas alguns dias com baixíssimo carboidrato (apenas 5%), e intercalamos com 2 dias com médio carboidrato. A perda de peso fica reduzida, e dessa forma repomos o glicogênio hepático e nas fibras musculares, causando menor dano a saúde.

Umas das dietas mais estudadas no mundo, já foi comprovado que as pessoas em uma dieta com restrição de carboidratos, perderam 2,2 vezes mais peso, que os indivíduos em uma dieta de baixa gordura, com carboidratos e com restrição calórica. Os níveis de triglicerídeos e colesterol HDL também melhoraram.

E lembre-se… Pessoas com elevados índices de insulina sérica, resistentes a insulina, pré-diabéticos, diabéticos e com elevados índices de triglicerídeos, se beneficiam de forma significativa com restrições importantes de carboidrato, pois baixamos os níveis de açúcar no sangue e melhoramos a sensibilidade à insulina.

Não se esqueça, antes de começar qualquer estratégia alimentar, ou restrição, é imprescindível realizar seus exames médicos periódicos, para avaliar realmente se determinadas estratégias alimentares não trarão prejuízos a sua saúde e podermos avaliar todos os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *